Um dos piores pesadelos, de nós mulheres e de alguns homens é a flacidez.

A flacidez é a falta ou perda de tônus da pele e/ou do músculo.
Há basicamente 2 tipos de flacidez: a muscular e a flacidez de pele.
A flacidez muscular geralmente surge por falta de tonicidade dos músculos em pessoas sedentárias, e é muito comum em mulheres jovens e homens de meia idade. Quando o músculo está flácido, a pele fica com aspecto também de flacidez, isso dá um aspecto estético desagradável.
A flacidez de pele é por falta ou degradação de colágeno e elastina - geralmente em mulheres idosas. Começa a aparecer em mulheres geralmente a partir de 30 anos, por isso é muito importante evitar.

A pessoa fica com aspecto de "excesso de pele", surgem rugas também.
Mas muitas pessoas apresentam os 2 tipos associados. Isso é o mais comum

E por que isso acontece? Alguns fatores:

Ou um fator genético, onde o paciente jovem já apresenta sinais de flacidez, ou por fatores ambientais, tais como: má alimentação, exposição solar, falta de exercício físico, idade avançada, após uma gravidez, tabagismo, álcool, além do "efeito sanfona" (emagrecer e engordar)... ou seja, situações que levem a degradação do colágeno e que não estimulem a tonicidade do músculo e da pele.

E como evitar a flacidez?

Para evitar, é importante a prática de exercício físico, ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia (hidratar é ótimo para manter a tonicidade da pele), evitar cigarro e excesso de sol, tentar manter o peso, e usar produtos indicados para seu tipo de pele que evitem o surgimento e manter uma dieta saudável e equilibrada.

Como tratar?

Depois que a flacidez está estabelecida, precisamos ver o grau de flacidez e indicar o melhor tratamento. Hoje temos diversos tratamentos eficientes. Eu uso alguns protocolos associando alguns tipos, entre eles:
Aparelho de Radiofrequência - estimula produção de colágeno
Injeção subdérmica de DMAE- produto aliado no combate à flacidez (vou fazer um post falando sobre DMAE)
Cremes para aplicação em casa
Prescrevo dieta e manipulados
Oriento ingestão de água e explico sobre sol, tabagismo e bebida alcoólica
Além de indicar exercício físico supervisionado.

Qualquer dúvida entre em contato por e-mail ou deixe seu recado.