Berberina é um composto bioativo que pode ser extraído de várias plantas diferentes, incluindo um grupo de arbustos chamado Berberis - é uma isoquinolina derivada de alcaloides e possui uma grande variedade de benefícios.

Berberina já é utilizado há muitos anos na medicina tradicional chinesa, onde foi utilizado para tratar várias doenças.

Existem muitos e muitos estudos diferentes que demonstram seus efeitos poderosos em muitos sistemas biológicos.

Uma das principais ações da berberina é ativar uma enzima dentro de células chamadas AMP-ativado proteína quinase (AMPK). Essa enzima é encontrada em vários órgãos: fígado, rim, coração, cérebro... e ela atua na regulação do metabolismo. Isso ajuda na redução nos níveis de açúcar no sangue.

Além dessa enzima, ela pode afetar várias outras moléculas dentro das células, e pode interferir na ativação ou desativação de genes.

Diabetes tipo 2 é uma doença grave e silenciosa caracterizada por elevados níveis de glicose no sangue causados pela resistência à insulina ou falta de insulina.

Esses níveis elevados de açúcar no sangue a longo prazo podem ocasionar problemas nos tecidos e órgãos do corpo, levando a vários problemas de saúde.

Muitos estudos mostram que a berberina pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2 com grande eficácia se igualando a outros medicamentos orais para baixar açúcar no sangue, como a metformina.

Mecanismos da Berberina com essa finalidade:

• Diminui a resistência insulínica.
  • Aumenta a glicólise, ajudando o corpo a quebrar os açúcares dentro das células.
  • Diminuir a produção de açúcar no fígado.
  • Retarda a degradação de carboidratos no intestino.
  • Aumenta o número de bactérias benéficas no intestino.

Estudos provaram, que 1g de Berberina por dia em pacientes diabéticos diminuiu em 20% a glicemia de jejum e hemoglobina glicada em 12%, além de ter diminuído os níveis de triglicerídeos.

Ela também tem outros benefícios:

- Perda de peso

- Reduz risco de doença cardiovascular

- Ajuda a combater a depressão

- Diminui crescimento e disseminação de vários tipos de câncer

-Ação anti-oxidante e anti-inflamatória

- Combate infecções de vírus, bactérias, fungos e parasitas

-Reduz gordura no fígado e ajuda contra a doença hepática gordurosa não alcoólica

-Melhoras sintomas da insuficiência cardíaca e aumenta sobrevida

Gostou das informações? Procure seu médico e saiba mais sobre ela.