O Pycnogenol, Extrato de Pinus pinaste, é um extrato natural encontrado na casca do pinheiro marítimo rico em bioflavonóides (proantocianidinas, catecol e taxifolina), sendo um potente antioxidante. 

Tão potente que pode ser comparado com substâncias como as vitaminas C e E. Entre seus tantos benefícios, ele se destaca pelas suas características antioxidantes e anti-inflamatórias.

Estudos mostram que a suplementação com Pycnogenol ajuda a atrasar o envelhecimento físico e psíquico e é de grande valor para a saúde das artérias e da pele, mas o mais importante é que ele combate os radicais livres preservando a integridade celular, atuando de forma sinérgica com uma série de nutrientes essenciais. 

Ele pode melhorar a função endotelial global, o que é importante na prevenção da ateroesclerose pré-clínica.

Ele tem muitas vantagens e indicações, e uma das mais usadas é em tratamento de pele, para melasma e outras manchas no rosto. Além disso pra impedir trombose venosa em voos longos para pacientes com esse risco.

Mas o Pycnogenol vai muito além, ele também ajuda a proteger as células da pele graças a uma substância retirada das folhas do pinheiro-bravo. Ele traz em sua formulação entre 65 e 75% de proantocianidinas, elementos de grande bio-disponibilidade.

Isso significa que eles podem atravessar facilmente a barreira hemato-encefálica, e apresentam ainda forte ligação com o colágeno.

Além desses principais usos para o Pycnogenol, ele ainda pode ser utilizado para combater diferentes condições médicas, desde problemas na circulação e dores musculares até a impotência, TPM, asma, diabetes e osteoartrite.

Quando ele impede problemas na circulação, o Pycnogenol está melhorando a circulação de sangue nos músculos, o que garante que mais nutrientes e mais energia cheguem a eles. Com isso, o seu desempenho em treinos e exercícios físicos irá melhorar significativamente, pois ele irá diminuir o inchaço e as dores musculares durante o pós treino.

Por fim, outro efeito benéfico do Pycnogenol é a sua melhora no desempenho sexual de quem o consome. O combate à impotência sexual se dá na ação de aumentar o fluxo sanguíneo na região do pênis, fazendo o homem ter ereções  mais satisfatórias se consumido entre uma hora e meia hora antes do ato sexual.

 A dose máxima: 200mg por dia por 6 meses, mas não é a dose usual. Cada caso é um caso e seu médico tem o melhor para você.

Os efeitos colaterais mais comuns são: enxaqueca, problemas no estômago, tonturas e a aparição de algumas feridas na boca.

Como o pycnogenol estimula o sistema imune, portadores de doenças auto-imunes (como por exemplo lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatoide) devem evitar o seu uso.

Procure seu médico para maiores informações.

Fonte:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3203267/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/14659974/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/26492562/